Ecocardiografia fetal

A ecocardiografia fetal é o estudo ultrassonográfico do coração do bebê que tem por objetivo rastrear e diagnosticar defeitos cardíacos congênitos, arritmias e distúrbios da função cardíaca intra-uterina.

Esses eventos ocorrem em aproximadamente 8 em cada 1000 recém-nascidos vivos.

O exame pode ser feito por todas as gestantes a fim de avaliar a saúde do coração do bebê, pois a maioria das anomalias cardíacas não costumam ser detectadas na Ultrassonografia obstétrica. As gestantes consideradas de alto risco, que teriam chance maior de gerar um bebê portador de algum tipo de anormalidade cardíaca, como por exemplo as diabéticas, fenilcetonúricas ou etilistas são fortemente aconselhadas a realizar este exame. Também devem ser rastreados os fetos com história familiar ou materna de defeitos cardíacos congênitos.

O coração do bebê pode ser avaliado no período de 16 a 28 semanas, com melhor acurácia entre 22 a 26 semanas de gestação.

Devido ao seu potencial de diagnóstico pré-natal de anormalidades simples e complexas do coração, a ecocardiografia desempenha importante papel na determinação do tratamento apropriado, suporte neonatal adequado e planejamento do tratamento clínico e até mesmo cirúrgico antes ou depois do nascimento.

Ligue e agende o ecocardiograma fetal na Lotus: (21) 3577-3563.
Te esperamos na Rua Visconde de Pirajá, 608/707 – Ipanema. RJ

Ref.:
– Ferencz et al.: Congenital heart disease: Prevalence at livebirth. Am J Epidemiology, 1985.
– Callen, Peter W. Ultrassonografia em Obstetrícia e Ginecologia. Guanabara Koogan; 4 ed. 2000.